sexta-feira, 7 de março de 2008

Troca


Os paradigmas estão aí para serem quebrados, mas às vezes é difícil acreditar nas exceções. Sempre acreditei que depois dos cinqüenta anos qualquer mudança radical, importante, é quase impossível. Que ninguém consegue mudar suas atitudes depois de tanto tempo aprendendo, experimentando, adaptando seu comportamento.

Pois tenho uma amiga que tem setenta e oito anos e mudou radicalmente de atitude perante a vida. Claro, ela sofreu uma perda, ficou viúva de um casamento com maisde cinqüenta anos. É certo, quando acontece algo de muito impacto as pessoas podem mesmo mudar. Mas o interessante é que essa minha amiga era dedicadíssima ao esposo, fazia tudo para ele. Alcançava a toalha no banho, servia o prato no almoço, buscava um copo d’água a qualquer hora. Carinhosa, amiga.

Porém tinha um temperamento autoritário e controlador, pessimista na maior parte do tempo. Nunca era feliz por completo, sempre tinha um “é, mas pode acontecer algo ruim”.Ele era o otimismo em pessoa, sempre tranqüilo, apaziguador, confiante.

Quandoficou viúva, temi que ela ficasse deprimida, fechada em casa, temendo o futuro, já que vivia para ele.Levou um tempo para se recuperar, sofreu, mas tocou a vida com fé e confiança. Arrumou a casa, está cuidando da aparência, demonstrando alegria e esperança no futuro, não importa como ele venha. Que venha bem.

Eu diria até que ela assumiu a personalidade do marido que morreu, quase totalmente. Ficou apenas com a fibra e a força que já possuía.Se é possível, eu não sei, mas aconteceu.

3 comentários:

Cecília Borges disse...

Ana, é difícil tocar a vida com fé. Em alguns momentos ficamos tão frágeis, como uma criança ainda com seus olhos arregalados.
Talvez nunca estamos prontos. Talvez essa seja a graça e a inocência necessária para querer sempre mais da vida.

Grande beijo!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Looouco por Filmes disse...

Para que haja realmente uma troca é necessário um grande choque (como o exemplo que vc deu), nós seres humanos somos frageis diante da percar, da dor, etc. E a mudança é realmente necessária para criarmos coragem de enfrentar o mundo que esta ir nos rodiando constantemente... ela que nossa atenção vinte e quatro horas, por isso temos que esta viagiando, como diz a sagrada escritura, mas não podemos deixar de viver, pois tem aqueles que vigia de mais e esquece de viver e com diz a Cecilia talvez nós seres humanos nunca estaremos pronto....