quinta-feira, 24 de maio de 2007

Dia do escritor


Em 25 de julho de 1960 aconteceu o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, que tinha como presidente José Peregrino e como vice Jorge Amado.
Como foi um sucesso, um decreto do governo consagrou o dia 25 de julho como o Dia Nacional do Escritor.
Sinto o maior orgulho por ter nascido no dia 25 de julho de 1961. O que não me confere nenhum talento especial, mas tomo esse dia como meu.
E se você gosta de escrever, tem amor pela palavra, é seu também.
Não fique pensando que só quando tiver publicado um livro poderá ser chamado de escritor.
Muitos escritores publicam muito na internet antes de ter seu primeiro livro em papel. A internet é uma ótima ferramenta para divulgar, conhecer outras pessoas que têm os mesmos interesses, participar de concursos. O custo é baixo e seus textos andarão longe em segundos.
O número de escritores na rede aumentou muito nos últimos anos. Alguns criticam a baixa qualidade dos textos publicados, dizendo que falta criatividade e bom português.
Talvez. Mas quem sabe, os bons escritores e críticos, devessem usar esse tempo para orientar, dar dicas, corrigir até, os que necessitam ajuda.
Tem espaço para todo mundo, não é elegante eliminar a “concorrência” censurando-a.
Além do mais, a internet é terra de jovens, que devem ser incentivados a ler, escrever, propagar suas idéias. Mudanças acontecem com projetos e conceitos novos.
Para escrever melhor é preciso praticar muito. É certo, deve-se atingir certa maturidade, desde que essa maturidade não acabe com ânsia, com a paixão. Aquela certeza de que, com nossos textos, podemos dizer tudo que alguém gostaria de dizer e não encontra palavras. De contar dos sentimentos mais loucos, de ter metáforas precisas para tudo que a natureza crie e tudo mais que alguém possa imaginar.
Um dia eu chego lá!
E que a inspiração propague-se, pelo menos até dia 4 de outubro, dia do poeta.
Bom, mas essa já é outra crônica.

Minicontando: Sessão de autógrafos
O livro todo custou um ano de trabalho árduo. Depois a editora, as correções, os valores elevados. Mas tinha a promessa de vender bem, o incentivo dos amigos, dos alunos, da família.
Dezoito horas e ele estava lá, pronto, no pavilhão de autógrafos. Mas os organizadores não lhe deram a mínima atenção. Arrumavam mesas para outros escritores, serviam água. Ele foi ficando triste, perdeu-se nos próprios pensamentos, realmente ele era um fracasso. Nem a própria família lembrou.
Assustou-se quando alguém tocou seu ombro:
- Sonhando acordado professor?
A fila era imensa, ele parado com a caneta na mão e o livro aberto na sua frente.
- Não, pensava em outro livro.

0 comentários: