sábado, 26 de maio de 2007

Em 25 linhas


Conte sua vida em um minuto. Escreva sua biografia em vinte e cinco linhas. Diga o que pensa ou sente com duzentas palavras. É difícil! No início, depois a gente vai pegando prática.
Uma boa técnica é escrever em um espaço mais ou menos próximo ao objetivo e depois ir cortando aqui ou ali. A dificuldade é cortar sem tirar o sentido. Uma frase, uma palavra, pode ser fundamental para explicar o todo.
Para escrever em poucas linhas é preciso pensar no coração do texto, desenvolver a idéia dizendo o que é realmente importante. Trocar algumas palavras, procurar sinônimos. Assim faço com os poetrix, os minicontos e com as crônicas, na minha coluna em SORTIMENTOS.COM.
Ninguém pode ser sempre maravilhoso em poucas linhas, mas pode ser bom em vários conjuntos de escassas linhas aqui e ali. Acho até que é mais complicado sintetizar do que explicar muito a mesma coisa e ficar rodando em palavras vazias. Isso para os simples mortais. Outros escrevem muito bem, até sobre não escrever nada, sobre a falta total de idéias, e são magníficos.
Não basta ser conciso, mas preciso. E a precisão requer um bom vocabulário. Nem sempre palavras difíceis, pouco usadas, podem encantar o leitor. Há os que apreciam recorrer ao dicionário, aprender palavras novas. Mas a maioria dos leitores na internet prefere textos mais diretos. Aceite um desafio, tente dizer algo em 25 linhas.

0 comentários: