quinta-feira, 24 de maio de 2007

Dia do trabalho


No dia 1º de maio de 1886, em Chicago, na época um grande centro industrial dos Estados Unidos, aconteceu uma greve geral. Os trabalhadores foram para as ruas protestar contra condições de trabalho desumanas e exigir redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias.
Foram muitas manifestações e a repressão foi dura, com prisões, confrontos violentos e mortes.
Em 1889, um Congresso Socialista, em Paris, escolheu o dia 1º de maio para homenagear a luta dos trabalhadores pelos seus direitos.
Não vou discutir diferenças salariais ou falta de oportunidades de emprego. O dia do trabalho tem um significado diferente para todas as pessoas.
Cresci pensando em trabalhar, que eu não poderia viver sem um emprego digno, que precisava ser independente e que um dia deveria ajudar meus pais.
Observei desde cedo meu pai, que não faltava nem se atrasava nunca. Que queria ganhar mais e proporcionar uma vida melhor para sua família. Embora minhas amigas da mesma idade tenham sido criadas para um dia casar e talvez parar de trabalhar quando tivessem filhos, não recebi essa orientação. Fui instruída a trabalhar sempre.
Assim, faço parte de uma geração onde as mães trabalham e deixam seus filhos em creches.
Como muitas mulheres, exerço uma dupla jornada de trabalho. Acho que as mulheres trabalham muito, pois as mudanças nas atividades profissionais não foram acompanhadas completamente pelos homens.
Que já respeitam as mulheres em trabalhos que antes eram só masculinos, mas nem sempre dividem com elas as tarefas domésticas e a educação dos filhos. Isto, é claro, está mudando.
A importância do trabalho na minha vida e tenho certeza, é também na de muitas outras pessoas, está relacionada com o prazer que ele me proporciona. Não faço exatamente o que gostaria de fazer, nem ganho o salário que desejo, mas faço por opção. E essa consciência faz com que eu use de responsabilidade, criatividade e empenho na execução das minhas atividades diárias.
Isto, talvez não seja a tão falada realização profissional. Seja apenas uma maneira de encarar a vida. Poderia ter seguido em outra profissão e acredito que desempenharia minhas atividades com a mesma satisfação.
Através do trabalho fiz grandes amizades, pessoas que compartilham sempre das minhas conquistas pessoais, das minhas alegrias e dos meus problemas. Consegui ter uma vida confortável.
Vinte e cinco anos no mesmo emprego, é um tempo considerável, e sem inimigos, é uma vitória.

0 comentários: