domingo, 29 de abril de 2007

A força da mulher


Sempre que penso nas profissões que as mulheres podem exercer, avalio as limitações impostas pelo físico. Uma atividade em que não consigo enquadrar bem o trabalho da mulher é na Brigada Militar. Claro, não no serviço administrativo, mas atuando nas ruas. Sei que em muitos casos, no contado direto com a comunidade, pode ser muito importante a colaboração da ala feminina.
No policiamento de rua, especialmente na polícia montada, não conseguia imaginar.
Mulheres a cavalo! Talvez porque eu não me entenda bem com esses quadrúpedes. Eles têm uma personalidade muito forte. Percebem logo quando temos medo e já vão abusando.
Para quebrar mais um dos meus paradigmas, aconteceu um episódio simples. No trajeto quase diário que faço até um shoping perto da minha casa, tenho que vencer o assédio de vários meninos de rua que pedem no cruzamento. Eles se dividem entre os carros e as pessoas que atravessam a pé. Quando alguém se aproxima com sacolas de supermercado eles cercam imediatamente, tocando nos pacotes, tentando analisar seus conteúdos para serem mais precisos nos pedidos.
Próximo ao cruzamento sempre estão soldados da PM de carro, a cavalo ou em motocicletas. Eles acompanham discretamente a movimentação.
Neste dia, em especial, o grupo era composto por um casal de policiais, da PM montada. Quando parei do outro lado do cruzamento, com várias sacolas, senti medo. Os meninos, oito, eram bem maiores do que eu. O que não é difícil para meninos de 12 anos!
Olhei para a moça, que retribuiu o olhar, pois parecia atenda a tudo que acontecia, e dirigi o olhar para os meninos. Sem fazer sinais, nada, só olhei enquanto aguardava o sinal abrir.
Ela saiu cavalgando com toda a leveza, passou no meio dos carros e foi falar com os meninos que imediatamente sentaram em um banco do parque próximo a rua. Ela seguiu conversando com eles calmamente, eles não pareciam contrariados ou ameaçados.
Isso significa que, embora muitas atividades necessitem de força e autoridade, as mulheres são uma força especial, baseada na perspicácia, na sensibilidade.
As mulheres devem ser valorizadas profissionalmente da mesma forma que os homens. Não buscando igualdade, mas valorizando as diferenças, que fazem a verdadeira parceria.
Percebi na hora qual a verdadeira força da mulher.

0 comentários: