sábado, 5 de maio de 2007

Amigos, amigos, negócios à parte


É um ditado antigo, que tem sua sabedoria, já foi provado e comprovado que não é bom misturar negócios com amizade. Acho que é complicado juntar coisas polêmicas com amizade. Isso porque acredito que podemos ser amigos de pessoas que têm idéias diferentes, gostos diferentes, partidos diferentes, religiões que divergem. Creio que os amigos, são, não por serem iguais. Muitas vezes existe uma atração de companheiro, de irmão. Uma afinidade quase inexplicável. Mas como irmãos, somos também desiguais, com preferências distintas.
Agora, em época de campanha política, surgem muitas discussões e isso é importante, mas pode causar alguns problemas. Nem sempre as pessoas conseguem separar as opiniões do respeito e da amizade. É como no futebol, se a discussão ficar muito acalorada, o papo descamba para baixaria.
Pois tenho um amigo que pensa completamente diferente de mim, neste campo em especial, o da política. Como andamos um pouco afastados, em função de estarmos morando em cidades diferentes, nossa comunicação é na maioria por e-mail. Ele já mandou muitas piadas sobre meus prováveis candidatos, sobre outros em que sabe que já votei. Nunca respondi, nem opinei. Primeiro porque eu nunca discuto sobre esses assuntos, nem mando mensagens. Ele sabe minha preferência porque já perguntou, eu respondi, é claro.
Mas um dia desses, estava inspirada. Ele mandou uma piada e fiz um texto bem bacana, tipo lição de moral. Como ele ousava fazer pilhéria do meu candidato, se eu sempre respeitei as escolhas dele, nunca zombei do partido que ele escolhe para votar. Tentei não exagerar muito, pois ele poderia desconfiar.
Ele respondeu todo preocupado, pedindo desculpas, dizendo que mandou sem querer para um grupo de amigos, todo enrolado, pois também sou amiga.
Dei muitas risadas, respondi que as mensagens de computador, têm esta característica, não mostram sentimentos ou ironia, o que pode levar a uma interpretação perigosa.
Jantamos juntos no sábado, fiquei sabendo que ele até pediu ajuda na interpretação da minha mensagem, ficou abalado. Com medo de me magoar e incrédulo com meu posicionamento. Esqueceu completamente da essência da nossa amizade. Não enxergou meu jeito moleque, meu toque de humor. Por um momento, deixou de lado a emoção e foi só leitura.
No final ficou tudo bem. A amizade é sempre mais importante. Cada amigo tem um liame especial e único que nenhuma preferência ou opinião pode desatar.

0 comentários: