domingo, 20 de maio de 2007

Os cachorros e a Páscoa


E a Páscoa passou. A Páscoa que não parece a mesma de quando eu era criança. Na quinta e na sexta-feira as pessoas não falavam alto, não diziam palavrões, não ouviam rádio. Ou seja, não manifestam alegria. Minha avó fazia jejum. No domingo, logo cedo, ganhávamos ninhos com ovos de galinha recheados com amendoins, bombons e coelhos de chocolate.
Hoje as crianças fazem suas próprias compras, juntos com os pais, escolhem ovos de chocolates com brinquedos. Páscoa é o dia em que os pais colocam ovos na cesta e dizem que foi o coelho da Páscoa. Vai explicar que coelhos não botam ovos!
E é feriado. Muitas pessoas viajam nos feriados. Li no jornal, que pessoas que tem cachorros sofrem com a dificuldade para encontrar hotéis que aceitem seus bichinhos. É complicado até levá-los no avião.
Tudo isso porque agora os cachorros vivem em apartamentos, viajam, têm doenças de gente – até depressão, só comem ração, e fazem cocô na calçada.
Na calçada onde todas as pessoas passam, em frente à casa de outros. Recolher a produção dos doguinhos é obrigatório, é lei municipal em Porto Alegre (lei municipal 8840/2001) . Mas os mal-educados são os donos.
Não tenho nada contra os cachorros, adoro filhotes.
Prova está que, num feriado de Páscoa, fui até babá de um deles. Ela, a Sheila, a cachorra da minha cunhada – bonita frase.
Nunca tinha cuidado de nenhum cachorro assim, que só come ração. Ela deixou um pacote grande, o pote da comida, o pote para água, o cobertor, uns brinquedinhos e a coleira.
Eu deveria levar a Sheila uma vez por dia lá fora, para que ela fizesse suas necessidades. Tudo certo.
Primeiro enchi os potes e estendi o cobertor. Ela comeu tudo, eu enchi novamente e assim várias vezes.
A comida acabou em dois dias e eu comprei mais. Quando minha cunhada ligou, contei tudo que a sua amada fazia e ela explicou que a comida deveria ser colocada só uma vez por dia.
Estava explicada a ansiedade com que a moça saía para rua e o tamanho do excremento. Quase humano!
Assim, descobri que feriado é ótimo de qualquer jeito. Melhor quando estamos perto daqueles que amamos, inclusive nossos animais de estimação.

0 comentários: