sábado, 26 de maio de 2007

E se...


Sempre pratico o “E se...”, desde criança. É uma maneira de pensar em outras possibilidades, em outras soluções para os problemas. Fica mais fácil de ver outras alternativas, plano A, plano B, e mais outros tantos quantos você puder imaginar. Não me transformei num gênio por causa disso mas acho que tenho muita imaginação.
Gosto de ler sobre criatividade e assim descobri o Projeto Saber no site da Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Descobri um pequeno Manual para o Pensamento Criativo, o autor é Luiz Carlos Martins que é profissional da área de Educação há mais de 25 anos, tendo publicado mais de 20 livros sobre Pesquisa da Criatividade. É fundador da Câmara Brasileira de Jovens Escritores, instituição de incentivo à prática literária entre os jovens e divulgação de novos autores.
Segundo Luiz Carlos Martins, muitos homens assim como Einstein, Thomas Edison e Gandhi, na infância foram considerados limitados. Mas eles superaram as expectativas e tornaram-se brilhantes. Em função da sua capacidade criativa. Sua forma de usar a inteligência.
Aprendi que a inteligência é a capacidade do cérebro de organizar informações e a criatividade a forma como a usamos. Diante das dificuldades nós pesquisamos uma maneira para resolvê-las. Quando as opções mais lógicas não funcionam lançamos mão do pensamento criativo. É a hora em que a mente oferece uma idéia original. É o chamado pensamento lateral, tentar de novo em outro lugar.
Vejam só, a chave para pensar lateralmente é usar a expressão “e se ...” . Adorei isso! Claro, é apenas o primeiro passo.
Também não basta ser criativo, temos que dar base para a imaginação, estudar, ler muito. E também não dá para dizer que nos tornaremos gênios do dia para a noite mas podemos fazer nossa vida mais fácil, mais alegre. Incentivar nossos filhos a pensarem diferente.
Acho que a criatividade está ligada também a sair da rotina, experimentar olhares diferentes, mudar o trajeto, provar outros temperos, conversar com pessoas diferentes, trocar idéias. Fazer palavras cruzadas, brincar. Jogos são bons para incentivar novas estratégias. Uma boa brincadeira é associar palavras livremente. Brinco desta brincadeira com meu filho, nós inventamos novas regras a toda hora, só pode ser verbo, só pode estar na mesma cena, só pode terminar em alguma sílaba. É impressionante o número de palavras e imagens que aparecem.
Meu conselho é de graça, seja criativo, não custa nada e torna a vida mais interessante. A frase é do Pablo Picasso: Eu não pinto as coisas como as vejo, mas sim como as penso.

0 comentários: