sábado, 26 de maio de 2007

Epitáfio (Copa 2006)


Ninguém gosta de perder. É triste. Uns choram, outros ficam paralisados. A torcida silencia.
Por quê? Como explicar um fracasso?
Há os que sempre souberam e os que tinham fé.
E chega a hora de apontar os culpados, crucificar os responsáveis. Desabafar em cima das desculpas e justificar.
Talvez pensar em outra coisa, o que será mais fácil depois que tudo terminar - nove de julho.
Tocar a vida para frente.
Tivemos um domingo de ressaca, com ares de luto e uma segunda-feira que será de recomeço. Afinal foi só um jogo, o mundo continua, cheio de problemas para resolver.
Alguém comentou que ouviu em um programa da televisão, que os jogadores da Seleção Brasileira teriam escolhido como música tema - Epitáfio dos Titãs. Se for uma piada, até que caiu bem.
Eles já sabiam que seriam derrotados, e mesmo assim não entenderam a letra. Pensaram em dizer que deviam ter batalhado mais, lutado mais. Arriscado mais e acertado mais. Certamente o acaso não os protegeu enquanto eles estavam distraídos.
Faltou atitude, competência e sei lá o que mais rola nos bastidores.
Para os torcedores tristes, inclusive para mim, digo que devemos centralizar nossos motivos de felicidade em coisas que dependam de nós. Construir alegrias, com atitudes simples e diárias, preenche a vida de quem faz e de quem recebe. A felicidade está sempre perto e vencer é uma conquista particular.
Uma frase da música dos Titãs serve bem para o momento: “A cada um cabe a alegria e a tristeza que vier”. Não dê mais importância às coisas do que elas realmente têm. Dê importância a Campanha contra o racismo: “Nós rejeitamos o racismo ou qualquer forma de discriminação, seja dentro ou fora dos jogos. Com o poder do futebol, podemos ajudar a erradicar o racismo do nosso esporte e do resto da sociedade”.

0 comentários: